Qua, 28 de junho de 2017, 11:32

Fapitec adere a chamada para mobilidade acadêmica na Itália
Oportunidade de estudo na Itália

O Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e a Universidade de Bolonha lançaram nesta segunda-feira, dia 12 de junho, a Chamada Pública para mobilidade de pesquisadores de instituições brasileiras na Itália (Mobility Confap Italy – MCI). Poderão concorrer pesquisadores doutores, estudantes e professores do mestrado e doutorado. O valor da bolsa será definido por cada fundação de pesquisa.

Veja a seguir os estados com as suas respectivas fundações participantes: Paraná (Fundação Araucária), Pernambuco (Facepe), Distrito Federal (FAPDF), Alagoas (Fapeal), Amapá (Fapeap), Amazonas (Fapeam), Goiás (Fapeg), Maranhão (Fapema), Mato Grosso (Fapemat), Minas Gerais (Fapemig), Piauí (Fapepi), Rio de Janeiro (Faperj), Rio Grande do Norte (Fapern), Espírito Santo (Fapes), Bahia (Fapesb), Santa Catarina (Fapesc), São Paulo (Fapesp), Pará (Fapespa), Paraíba (Fapesq), Sergipe (Fapitec), Tocantins (Fapt) e Mato Grosso do Sul (Fundect).

ATENÇÃO: Estudantes de Mestrado e Doutorado terão suporte exclusivo para o período de pesquisa na Itália. Para pesquisadores doutores, a Fundação poderá financiar a pesquisa. Não haverá cobrança de nenhuma taxa de mensalidade para os candidatos apoiados pela Chamada. Em caso de mobilidade que envolva projetos com potencial comercial, industrial ou que envolva propriedade intelectual, as instituições de pesquisa envolvidas deverão assinar cooperação específica para a realização da parceria, de acordo com a legislação de cada país e as convenções internacionais.

O formulário de inscrições estará disponível no site http://sigconfap.ledes.net até o dia 08 de agosto de 2017. Para candidatos do Estado de São Paulo, as propostas deverão ser enviadas pelo endereço http://www.fapesp.br/en/11053.

Acesse aqui a Chamada Mobility Confap Italy – MCI


Notícias UFS