Qua, 26 de julho de 2017, 12:16

Anuário Socioeconômico de Sergipe é apresentado no TCE
Anuário Socioeconômico de Sergipe 2017 é apresentado pelos professores Luiz Rogério e Wagner Nóbrega, no TCE/SE

O Anuário Socioeconômico de Sergipe 2017 foi apresentado na manhã da Segunda-feira (24) no tribunal de contas (TCE). Dentre os principais problemas mencionados, destacam-se o crescimento do analfabetismo e dos jovens nem-nem (Nem Estudam, Nem trabalham) no estado de Sergipe.

A convite de Clóvis Barbosa de Melo, conselheiro-presidente, os professores Luiz Rogério de Camargo e Wagner Nóbrega explanaram os índices mais recentes obtidos pelo grupo de pesquisa Café com Dados, apresentando dados referentes aos municípios sergipanos em áreas como: economia, saúde, educação, entre outras.

Segundo Clóvis, a apresentação do anuário serve para conscientizar, principalmente, a população sergipana sobre o péssimo desempenho nos mais diversos setores: “Estamos perdendo espaço para outros estados e essa é uma oportunidade para conhecer a real situação de Sergipe e de cada um dos municípios”, afirma o presidente do TCE.

Para o professor Luiz Rogério, o trabalho consiste em uma investigação, não transpondo o mérito de possíveis soluções. "Uma conclusão que nós temos é que as soluções são de longo prazo; para resolver a questão do emprego, da indústria, indicadores sociais, educação, são coisas que vamos pensar em longo prazo e pensar a longo prazo não é uma tradição brasileira; somos muito imediatistas", concluiu o professor.

A reunião contou com vários representantes dos municípios, sindicatos, tais como o prefeito de Amparo do São Francisco, Franklin Freire e o presidente da Central Única dos Trabalhadores em Sergipe (CUT/SE), Rubens Marques. O primeiro destaca a importância da pesquisa para conhecimento geral da população, dessa forma, reforçando o trabalho que precisa ser feito em cada município. Já o presidente da CUT comenta sobre a diversidade e a pluralidade dos participantes presentes durante a exposição.

Vídeo da Notícia (Fonte TV Sergipe).


Os professores Luiz Rogério de Camargo e Wagner Nóbrega apresentam os dados do Anuário (Fotos: Cleverton Ribeiro - TCE/SE)
Os professores Luiz Rogério de Camargo e Wagner Nóbrega apresentam os dados do Anuário (Fotos: Cleverton Ribeiro - TCE/SE)
Atualizado em: Qua, 26 de julho de 2017, 12:34
Notícias UFS