Qua, 09 de agosto de 2017, 10:59

Professor e presidente da ULEPICC-Brasil ministra curso em universidade colombiana
Professor e coordenador do Propec é convidado para ministrar curso em universidade colombiana

O professor e coordenador do Mestrado Profissional (Propec), César Bolaño, foi a Bogotá (Colômbia), para ministrar um curso de uma semana sobre Economia Política da Comunicação e da Cultura e Estudos Culturais, a convite da Universidad Pedagógica de Bogotá. Em parceria com o pesquisador Ancizar Narvaez, o curso é o primeiro módulo da disciplina “Economia Política, comunicação e conhecimento: a luta pelo código”, oferecido pela universidade aos estudantes do mestrado e doutorado.

Já na Universidad Javeriana, Bolaño apresentou duas palestras sobre “Reestruturação produtiva, trabalho intelectual e indústrias culturais”. De acordo com o professor, uma questão central apresentada nesses diferentes espaços, para além dos temas específicos citados, foi a das relações entre EPC e Estudos Culturais. Em seus livros “Indústria Cultural, Informação e Capitalismo”, publicado em 2013 pela editora espanhola Gedisa, e “Campo Aberto: para a crítica da epistemologia da comunicação” (Aracaju: EDISE, 2015), ele adota uma postura diferente, mas de maneira análoga a pesquisa sobre Estudos Culturais latino-americanos de Jesús Martín-Barbero, ex-presidente da ALAIC. Além disso, Bolaño participou da mesa com os pesquisadores Guilherme Mastrini (UNQ e UBA-Argentina) e Barbero.

Bolaño defende uma nova política para a investigação desses campos, desde o final da sua gestão como Presidente da ALAIC em 2014, pois há a necessidade de se fazer frente aos desafios teóricos que o presente momento apresenta em nível mundial. Atualmente, Bolaño é Presidente da ULEPICC – Brasil.

Para mais informações sobre a ULEPICC, acesse aqui!


Notícias UFS
Avaliação
UFS é destaque no Enade 2016
Enfermagem e Nutrição (ambos de Lagarto) e Fisioterapia (Aracaju) obtiveram nota máxima; veja nota de outros cursos