Ter, 05 de setembro de 2017, 10:21

UFS é destaque no Enade 2016
Enfermagem e Nutrição (ambos de Lagarto) e Fisioterapia (Aracaju) obtiveram nota máxima; veja nota de outros cursos

O desempenho dos alunos dos 17 cursos que fizeram a prova do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), edição de 2016, constitui uma amostra bastante representativa dos padrões de qualidade do ensino da UFS e do comprometimento dos alunos com o conceito dos seus respectivos cursos. Veja abaixo da matéria a tabela de notas.

Dos cursos participantes, 11 (65%) obtiveram notas entre 4 (muito bom) e 5 (excelente). Os cursos de Enfermagem (Lagarto), Nutrição (Lagarto) e Fisioterapia (Aracaju) obtiveram nota máxima (5).

Os cursos de Engenharia Agronômica, Farmácia (São Cristóvão), Medicina Veterinária (São Cristóvão), Nutrição (São Cristóvão), Serviço Social (São Cristóvão), Fisioterapia (Lagarto), Enfermagem (Aracaju) e Odontologia (Aracaju) obtiveram nota 4. Este quadro demonstra excelente performance dos cursos da área de saúde em todos os campi da UFS.

Outros 5 cursos (29%) obtiveram nota 3 (bom). Foram eles: Educação Física (bacharelado), Zootecnia, Farmácia (Lagarto), Fonoaudiologia (Lagarto) e Medicina (Aracaju). E apenas 1 curso obteve nota 2 (ruim): Fonoaudiologia (Aracaju).

Vale destacar a excelência do desempenho dos alunos dos cursos do campus de Lagarto, pois Enfermagem e Nutrição obtiveram nota máxima, Fisioterapia nota 4 e Farmácia e Fonoaudiologia nota 3. No campus de Aracaju, o curso de Fisioterapia apresentou um crescimento excepcional, passando da nota 3 em 2013 para 5, em 2016. Já Odontologia e Enfermagem, com nota 4 nas duas últimas edições do Enade, demonstram a seriedade e o nível de comprometimento dos alunos com o conceito atribuído aos seus cursos.

Dentre as graduações do campus de São Cristóvão, destaca-se o desempenho muito bom dos cursos de Engenharia Agronômica e Serviço Social ao lado dos cursos da área de saúde: Farmácia, Medicina Veterinária e Nutrição.

Quando se conjugam a relevância da metodologia de ensino-aprendizagem, o envolvimento do corpo docente, o reconhecimento social e o sentimento de “pertencimento” ao curso por parte dos alunos, as conquistas são de todos.

Proplan

Atualizado em: Ter, 05 de setembro de 2017, 11:52