Seg, 16 de outubro de 2017, 15:36

UFS realiza fóruns para discussão do ensino superior em Sergipe
Eventos ocorrem de 12 a 14 de setembro
Mesa de abertura dos eventos contou com a participação do reitor Angelo Antoniolli. (fotos: Delib/Prograd)

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), junto ao Departamento de Licenciaturas e Bacharelados (Delib), promoveram entre os dias 12 e 14 de setembro o I Fórum Permanente de Bacharelado (Forbac) e o III Fórum Permanente de Licenciaturas (Forlic) da Universidade Federal de Sergipe.

O tema proposto para o I Forbac foi “Estágio Supervisionado obrigatório e não-obrigatório: desafios e possibilidades”. Já o tema deste ano do III Forlic foi “Educação a distância e democratização da educação superior”. Ambos os fóruns contaram com mesas redondas e grupos de trabalhos.

A diretora do Delib, professora Lianna de Melo Torres, destacou “a importância de se manter essa discussão com a comunidade universitária, buscando identificar os problemas e ajudar aos gestores das pró-reitorias a desenvolver políticas que estejam voltadas para a melhoria da qualidade de ensino a partir da discussão a partir da qual os professores, alunos e técnicos trazem sobre as temáticas tratadas durante o fórum”.

A professora Lianna acredita também que as discussões, durante os fóruns, serviram para a abertura de um amplo debate, e que o resultado, espera-se, serão ações de caráter resolutivo tanto para estágios supervisionados, no caso do Forbac, quanto para a educação a distância, no caso do Forlic, a partir das propostas expostas pelo conjunto dos acadêmicos envolvido na discussão dos temas.

A solenidade de abertura e a conferência foram atividades comuns aos dois fóruns. Assim, durante a manhã do dia 12 de setembro, os participantes puderam assistir, no auditório da Reitoria, a conferência “Os desafios da educação superior no Brasil”, proferida pelo professor Naomar de Almeida Filho, reitor protempore da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB).

Bacharelados

Conferência “Os desafios da educação superior no Brasil” foi proferida por Naomar de Almeida Filho, da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB).

Na tarde do dia 12 de setembro, no auditório da Didática V, foi realizada a mesa redonda do I Forbac, com o tema “Quais as expectativas da academia, organizações e estudantes em relação ao estágio supervisionado obrigatório e não-obrigatório?”

A mesa foi composta por Rodrigo Rocha Pereira Lima (superintendente do Instituto Euvaldo Lodi), Lúcia Maria dos Santos Lima (coordenadora da Divisão de Estágios e Bolsas – Dieb/UFS), professora Alaíde Hermínia de Aguiar Oliveira (pró-reitora de Extensão da UFS) e Júlio César da Silva (supervisor da unidade de Aracaju do CIEE); a coordenação da mesa foi realizada pela professora Patrícia Oliveira Santos (Pró-Reitoria de Graduação da UFS).

Licenciaturas

No auditório da Didática VI, a mesa-redonda do III Forlic abordou o tema “Educação a distância e democratização da educação superior” e foi composta pelo professor Luis Paulo Leopoldo Mercado (Universidade Federal de Alagoas – Ufal), professor José Mario Aleluia Oliveira (Departamento de Educação da UFS) e professor Antônio Ponciano Bezerra (diretor do Centro de Educação Superior a Distância da UFS), sob a coordenação da professora Maria Neide Sobral (Divisão de Licenciaturas do Delib/Prograd da UFS).

Grupos de Trabalhos

Mesa-redonda do III Fórum Permanente de Licenciaturas (Forlic).

O segundo dia de programação, 13 de setembro, foi reservado às discussões nos grupos. Os temas trabalhados pelos grupos do Forlic foram: Oferta dos 20% da carga horária em EaD nos cursos presenciais; Metodologias interativas no ensino e na aprendizagem: avaliação, cadernos de aula, tutoria; e Estratégias de melhoria de desempenho acadêmico dos cursos de licenciatura da UFS.

No Forbac, a discussão girou em torno dos temas: Estágio supervisionado obrigatório e não-obrigatório na formação profissional do estudante; A contribuição da supervisão técnica e orientação pedagógica, avaliação e autoavaliação do estudante no desempenho do estágio supervisionado obrigatório; e O papel articulador das comissões de estágio para captação e operacionalização dos campos de estágio.

Sessão plenária

Na tarde do dia 13 de setembro, devido à inviabilidade de realização da plenária no dia 14, como inicialmente previsto, aconteceu a exposição de resultados dos GTs e a sessão plenária do III Forlic, na sala 104 da Didática VI. A apresentação dos resultados dos GTs do Forbac aconteceu na sala 106, também na Didática VI.

Delib/Prograd