Seg, 27 de novembro de 2017, 20:36

Professor César Bolaño vence concurso de Ensaios da CLACSO
Professor do Nupec é um dos vencedores latinos do Prêmio CLACSO

O professor do nupec e presidente da ULEPICC-Brasil, César Bolaño, foi um dos vencedores do prêmio ensaios Haydée Santamaria, com o trabalho intitulado “Economia política, cultura e a batalha da comunicação na América Latina do século XXI”. O prêmio é oferecido pelo Conselho Latino-americano de Ciências Sociais (CLACSO).

O professor Bolaño teve o reconhecimento devido a importância dos estudos de Economia Política da Comunicação e da Cultura, pela maior entidade do campo das Ciências Sociais da América Latina, dos quais o autor é um dos representantes mais destacados .

Seu livro Mercado Brasileiro de Televisão, com a publicação também em espanhol, em 2013, é considerado a obra fundadora da EPC no Brasil. Um dos seus livros mais conhecidos, “Indústria Cultural, Informação e Capitalismo”, publicado em 2000, teve também tradução para o espanhol (2013) pela editora Gedisa, e para o inglês, publicada pela Pallgrave MacMillan, em 2015.

Além de escritor e pesquisador, Bolaño ajudou a fundar a Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM) e da Associação Latino-americana de Investigadores da Comunicação (ALAIC), entidade, esta última, da qual foi presidente de 2009 a 2014. Foi também o fundador da principal revista do eixo teórico-metodológico, a EPTIC Online, quadrimestral, que em 2018 entra no seu vigésimo volume. Além de ter sido o fundador e primeiro presidente da União Latina de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura (ULEPICC) e atualmente presidente da ULEPICC-Brasil.

O prêmio foi lançado em prol dos 50 anos de existência do CLACSO, em associação com a Casa de las Américas, tendo como patrona Heydée Santamaria (1923-1980), revolucionária e intelectual, que fundou e dirigiu aquela importante instituição cubana.


Professor Bolaño recebe prêmio da CLACSO
Professor Bolaño recebe prêmio da CLACSO
Atualizado em: Seg, 27 de novembro de 2017, 21:06
Notícias UFS