Sex, 16 de abril de 2021, 12:45

Professor da UFS lança livro que analisa o pensamento político de John Locke
Obra conta com nove capítulos divididos em três partes essenciais para a compreensão
Whatsapp image 2021 04 16 at 12.42.34

“Pensar o passado para compreender o presente e idealizar o futuro”, diz um pensamento de Heródoto, geógrafo e historiador grego nascido no século V a.C. Esse pensamento nos mostra o valor da história, da filosofia e de outros estudos acerca da vida do homem na terra e da necessidade de analisar as observações feitas por esses estudiosos dos séculos passados para que possamos aplicar esses aprendizados no mundo de hoje e que, dessa maneira, seja possível compreender melhor a atual sociedade em que vivemos.

Foi seguindo essa linha de raciocínio que o professor de Ética e Filosofia Política do Departamento de Filosofia da UFS, Antônio Carlos dos Santos, lançou o livro “John Locke político: a marca da tolerância”.

De acordo com o professor, sua obra surge “nesse contexto de discussão, do problema da tolerância, que se mostra absolutamente necessário, urgente e atual, voltar a este mesmo tema, ao que parece que as pessoas esqueceram desse problema, dessa questão resolvida em uma determinada época”.

O livro analisa o pensamento político de John Locke, filósofo inglês conhecido como o "pai do liberalismo", sob o viés da tolerância, uma filosofia que surgiu no século XVII em meio às guerras de religião que ocorriam na Europa naquela época, uma situação delicada que envolvia tanto as religiões católicas e protestantes, quanto o poder político que se misturavam e se confundiam. Foi na tolerância que Locke encontrou a solução para aqueles conflitos e que promoveu, por cerca de 300 anos, paz e o fim das guerras religiosas.

“Na queda das Torres Gêmeas de Nova York, no dia 11 de setembro de 2001, essa ideia internacional ficou sob judice, quebrando, portanto, as ideias de diversidade religiosa e política no mundo. Se no século XVII, o problema religioso era um foco da intolerância, hoje ele se desloca para questões raciais, de gênero, de classe social, dentre outros”, explicou o professor.

Sua obra conta com 10 anos de estudo e pesquisas sobre o pensamento político do filósofo com base na perspectiva da tolerância e a partir de 2017, após um estágio de pós-doutorado na Universidade de Paris 1 - Sorbonne, o livro começou a ser escrito. Para isso, o professor pôde contar com o apoio e a colaboração de seus colegas brasileiros e europeus até o momento de publicação.

“A materialização do texto só pode vir a lume graças ao debate constante do Grupo de Ética e Filosofia Política da UFS. Nesse grupo, as nossas ideias são geradas, discutidas, curtidas e testadas antes de ampliarmos para um grupo maior. É assim que se faz conhecimento e é assim que produzimos filosoficamente”, conta Carlos..

O livro conta com nove capítulos divididos em três partes essenciais para a compreensão do conjunto da obra. A primeira parte traz uma base interpretativa sobre as leituras de Locke; a segunda aponta os manuscritos iniciais sobre os temas da tolerância do filósofo; já a terceira traz temas vinculados à tolerância na atualidade como economia, pobreza, ateísmo e educação.

“De uma coisa o leitor pode ter certeza: tolerância em Locke não é aceitar tudo, posto que ela tem limites. Para ele, há limite em tudo e lendo o texto, o leitor se deparará com esse debate à luz do século XVII, mas que se mantém atual”, enfatizou o professor.

A obra está disponível para compra no site da Amazon e no site da Editora Loyola. No último caso, professores conseguem 30% de desconto por meio do e-mail vendas@loyola.com.br.

Talisson Souza - Rádio UFS

comunica@academico.ufs.br


Atualizado em: Sex, 16 de abril de 2021, 12:51
Notícias UFS