Apresentação

Em 1998 professores do Departamento de Economia da UFS ofereceram o primeiro curso de especialização "Tecnologias da Informação e da Comunicação e Desenvolvimento Regional", com apoio da CAPES. Para tanto, foi criado, através de portaria do Reitor, o Núcleo de Pós-Graduação e Pesquisa em Economia (PPGE) coordenado inicialmente pelo Dr. César Ricardo Siqueira Bolaño, que coordenava então um projeto, iniciado em 1995, nos marcos do convênio CAPES-COFECUB, com a Universidade de Paris-Dauphine e a participação do Instituto de Economia da UNICAMP.

Dada a demanda local, esse primeiro curso de especialização foi reiterada e ininterruptamente reeditado. Em 26 de setembro de 2005, incorporando professores da área de administração, e mais uma vez com o apoio da CAPES, foi criado, no PPGE, um mestrado profissional em "Desenvolvimento Regional e Gestão de Empreendimentos Locais". O sucesso dessa experiência levaria à criação, primeiro, de um mestrado acadêmico na área de Administração na UFS (PROPAD) e, em seguida, do mestrado acadêmico em economia que herdaria o nome PPGE, surgido em 2014.

O mestrado profissional permanece, agora sob a sigla PROPEC, e tratou-se de ajustá-lo às novas condições. Na verdade, desde o início, o interesse maior dos docentes era a criação do mestrado acadêmico, como ponto de partida para um futuro doutorado. Com o PPGE cumprindo essa função, e dado o afastamento dos docentes ligados à área de administração, o PROPEC teve que buscar uma nova identidade. De início, opta-se pela concentração das atenções do grupo remanescente em projetos mais específicos, dirigidos a atender especialmente a demanda das instituições públicas do Estado.

Com a mudança regimental, aprovada no CONEPE em 25 de junho de 2018, a área de concentração do PROPEC passou a ser "Desenvolvimento Regional", com as seguintes linhas de pesquisa: 1. "Desenvolvimento Econômico" e 2. Cultura e Desenvolvimento".

Coordenação:

Denisia Araújo das Chagas (Coordenadora).

Christiane Senhorinha Soares Campos (Coordenadora Adjunta).

Secretaria:

Daniel Pereira dos Santos (Secretário).

Bolsistas :

Thayná Ramos dos Santos.

Contato:

Horário de Funcionamento: 14h00 - 18h00.

E-mail: propecufs@hotmail.com.

Telefone: (79) 3194 - 6811.

Endereço: Secretaria do Mestrado em Economia (PROPEC)- Bloco Departamental do CCSA 2, 1º andar, sala 30, Campus Universitário.