Qua, 13 de setembro de 2017, 12:09

Mestranda do PPGE apresenta pesquisa em Evento de Economia Nacional
Estudante de Nupec apresenta trabalho no 22º Encontro de Economia Nacional

A discente do Mestrado Acadêmico e pesquisadora do LEADER, Lizandra Duarte, sob a orientação do profº Ricardo Santana, apresentou a sua pesquisa no 22º Congresso Brasileiro de Economia. O trabalho intitulado "Os impactos da aplicação do CFEM sobre o desenvolvimento local medido através do IFDM: uma análise para os municípios beneficiários dos estados de Minas Gerais, Pará e Sergipe" foi feito em coautoria com outros pesquisadores do LEADER. Leia o resumo abaixo:

A indústria extrativa mineral vem apresentando uma expansão no cenário econômico do país. Desta forma, a exploração de minérios nas localidades afetadas proporciona o recebimento de uma Compensação Financeira, constituindo os royalties minerais (CFEM) . No Brasil, mais da metade da arrecadação é destinada para os estados de Minas Gerais e Pará, tornando-se os principais arrecadadores. Sendo assim, o trabalho objetivou investigar os possíveis efeitos gerados pelo CFEM no desenvolvimento econômico dos municípios de Minas Gerais, Pará e Sergipe, a partir dos indicadores de desenvolvimento municipal (IFDM). Como principais resultados da pesquisa, destaca -se que a CFEM apresenta efeito positivo sobre os indicadores municipais de desenvolvimento, porém o efeito estimado é bastante baixo, cabendo questionar o gerenciamento alocativo desses recursos.

O PPGE parabeniza a mestranda Lizandra Duarte pela sua conquista!

A estudante Lizandra apresenta trabalho em evento de economia nacional
Atualizado em: Dom, 22 de novembro de 2020, 23:07