FÓRUM PAULO ROCHA DE NOVAES

O que é e como funciona:

São apresentações de trabalhos acadêmicos, seguidas de debates.

As reuniões do "Fórum" de Debates são iniciadas com a apresentação do expositor, que tem trinta a cinquenta minutos para fazer a exposição do tema. O parecerista tem de dez a quinze minutos para colocar seu ponto de vista sobre o assunto.

Terminada a fase de exposição e debate, os participantes do "Fórum" podem apresentar perguntas, comentários e sugestões por escrito ao mediador, que as distribui entre os demais componentes da Mesa de Trabalho. A formulação das manifestações por escrito tem prioridade, mas não inibe manifestações orais dos participantes.

 

Histórico:

A primeira comissão foi instituída em 1983 sob a denominação "Fórum de Debates sobre Assuntos Econômicos", passando posteriormente a se chamar "Fórum de Debates Paulo Rocha de Novaes"

 

Objetivos:

a) incentivar a discussão de assuntos econômicos no âmbito do PROPEC – Programa Profissional de Pós-Graduação em Economia e do Departamento de Economia;

b) melhorar a compreensão dos problemas econômicos e sociais face às teorias econômicas;

c) possibilitar o estudo econômico de natureza explorativa;

d) promover a discussão de aspectos da economia sergipana e nordestina;

e) proporcionar maior integração entre professores e alunos dos Cursos de graduação e mestrado em Economia e entre professores e alunos de áreas de conhecimentos afins;

f) funcionar como ”laboratório de incubação” para a produção acadêmica de professores e alunos dos Cursos de graduação e mestrado em Economia;

g) aumentar o número de artigos publicados pelos professores e alunos dos Cursos de graduação e mestrado em Economia em periódicos de renome nacional e internacional e

h) promover e divulgar atividades de pesquisa e extensão no âmbito do NUPEC – Núcleo de Pós-Graduação e Pesquisa em Economia e do Departamento de Economia.

 

Quem participa:

O "Fórum" de Debates é aberto ao corpo docente do DEE – Departamento de Economia – e do PROPEC – Programa Profissional de Pós-Graduação em Economia, ao corpo discente dos cursos de graduação e mestrado em Economia, bem como aos demais interessados da comunidade acadêmica e sergipana.

 

A Comissão Executiva:

A Comissão Executiva tem por finalidade principal coordenar as atividades do "Fórum" de Debates com as seguintes atribuições:

a) elaborar o Calendário do "Fórum";

b) analisar os trabalhos apresentados e selecionar os temas das reuniões;

c) coordenar a realização das reuniões;

d) indicar um parecerista para cada trabalho selecionado;

e) indicar os componentes da Mesa de Trabalho das reuniões;

f) solicitar o comparecimento de convidados especiais;

g) emitir certificados de participação no "Fórum";

h) encaminhar aos membros cópias impressas dos trabalhos selecionados para debate, bem como disponibilizar uma cópia eletrônica dos mesmos no site de periódicos da Universidade Federal de Sergipe.

A comissão Executiva é composta pelos membros do Conselho Editorial do Texto para Discussão em Economia e pelo Coordenador do PROPEC. Os membros do Conselho Editorial são nomeados em reunião do PROPEC e têm mandato de um ano, prorrogável por igual período.

 

Natureza, Forma e Apresentação dos Trabalhos:

Os trabalhos seguem as normas para publicação do Texto para Discussão em Economia, disponíveis no sites do PROPEC e do Departamento de Economia e podem ser inscritos a qualquer tempo, mediante requerimento do interessado à Comissão Executiva, devendo ser apresentados em duas vias impressas e uma eletrônica.

 

Onde e quando acontece:

As reuniões do "Fórum" de Debates são realizadas mensalmente, em local e data determinados pela Comissão Executiva, de acordo com o cronograma de atividades.

Notícias